A Colburn School, renomada escola de música e dança de Los Angeles, divulgou o novo projeto de Frank Gehry para o Colburn Center, uma expansão do campus de quase 10 mil metros quadrados que busca inspirar e promover organizações e artistas jovens da região. O centro servirá como um hub cívico no coração de LA para programas públicos e contará também com colaborações educacionais e performances com artistas locais e visitantes.
Situado do outro lado do cruzamento das ruas Olive e Second Street, próximo ao atual campus, o centro irá complementar e completar ambas as instalações e suas arquiteturas, que já receberam mais de 500 apresentações por ano desde sua inauguração. O novo complexo, que deve ser aberto em 2023, irá completar a maior concentração de prédios projetados por Gehry em qualquer outro lugar do planeta, se juntando ao projeto de uso misto que será inaugurado em breve, o The Grand, e o icônico Walt Disney Concert Hall.
Os projetos do escritório recebem tanto estudantes quanto visitantes com uma composição de blocos entrelaçados opacos e transparentes que descem para os contornos naturais do terreno. A expansão terá uma sala de espetáculos com capacidade para mil espectadores com um palco circular central, promovendo uma relação visual mais próxima entre artistas e público, e colocando os assentos da primeira fileira no nível visual dos artistas. O teatro também será equipado com um fosso para orquestra e um palco grande o suficiente para acomodar os maiores tipos de orquestrações.
Quatro estúdios de dança profissionais e um teatro-estúdio flexível com 100 assentos serão embrulhados com fachadas de vidro, oferecendo acesso visual aos ensaios de dança e performances que estiverem acontecendo no lado de dentro. Embora essas instalações para dança tenham um caráter separado e distinto, sua identidade arquitetônica e seleção material irá ajudá-las a harmonizar com a estrutura do projeto.
O centro será equipado com equipamentos de tecnologia e produção multimídia, incluindo instalações de gravação e streaming de qualidade comercial, além de espaços para apresentações. Em relação a espaços públicos, a praça exterior será parte de um projeto que dará aos visitantes uma vista privilegiada às artes performáticas. Os jardins serão localizados pelo site para oferecer um espaço verde necessário e o acesso para pedestres estará próximo a hubs importantes de transporte público.
Em 2018, Sel Kardan, presidente e CEO da Colburn School, anuciou que Frank Gehry foi o selecionado para projetar a expansão do campus, adjacentes às atuais instalações no centro de Los Angeles. O terreno da expansão, localizado na Grand Avenue, se tornará o mais novo vizinho de outros projetos notáveis, entre eles o Broad Museum, de Diller Scofidio + Renfro's , O Walt Disney Concert Hall, de Gehry, O museu de Arte Contemporânea de Isozaki, e, a apenas algumas quadras de distância a Catedral Our Lady of the Angels, de Moneo, e a Escola Secundária #9 de Coop Himmelb(l)au.
O projeto de expansão é conduzido em colaboração com Yasuhiha Toyota, da Nagata Acoustics, especialista chefe em acústica para famosas salas de espetáculos. O projeto é esperado para ser finalizado em 2025.